top of page

Glossário

Turismo da Natureza:

O turismo Ambiental é a exploração dos vários aspetos de terra, do mar e do céu. O ecoturismo é a realização de percurso em áreas naturais para observar e compreender a natureza e a sua história, preservando e mantendo a integridade do ecossistema. 

 

Turismo rural:

É a realização de percursos de montanha ou floresta; observação de espécies e actividades rurais ou agricolas.

 

Turista:

Um turista é alguém que se desloca para fora da sua zona de conforto passando pelo menos uma noite num alojamento colectivo e com um periodo máximo de estadia de 12 meses. O motivo da sua viagem nunca pode ser relacionado com a atividade remuneratória.

 

Visitante do dia:

O visitante do dia é alguém que se desloca fora da sua zona de conforto e que não dorme no local de destino. 

 

Visitante:

 Toda a pessoa que se desloca a um local situado fora do seu ambiente habitual, durante um período inferior a 12 meses consecutivos, e cujo motivo principal da visita, é outro que não seja o de exercer uma atividade remunerada no local visitado.

 

Viajante:

Toda a pessoa que viaja entre dois ou mais locais, qualquer que seja o modo ou o meio da deslocação.

 

Turismo de Recreio:

Deslocações por motivos de curiosidade, paisagem, distrações que oferecem as grandes cidades, escapar a más condições climatéricas, prazer de mudar de local.

 

Turismo de Repouso:

Deslocações por relaxamento físico e mental, benefícios para a saúde, recuperação de desgaste.

 

Turismo de Negócios:

Deslocações para participar em reuniões, congressos, missões, exposições, feiras, estabelecer contactos empresariais, realizar negócios.

 

Produto turístico:

Conjunto dos elementos que, podendo ser comercializados, direta ou indiretamente, originam as deslocações e provocam uma procura.

 

Subproduto turístico:

Os subprodutos (praia, turismo religioso, agroturismo, etc.) resultam da intervenção dos agentes económicos no sistema turístico.

 

Estabelecimentos Hoteleiros:

Empreendimentos turísticos destinados a proporcionar, mediante remuneração, alojamento temporário e outros serviços acessórios e de apoio. São: hotéis, aparthotéis, pensões, estalagens, motéis, pousadas.

bottom of page